Selecionar Exercício

Na figura seguinte, estão representados um prisma reto $[A B C D E F G H]$, de bases quadradas, e um cilindro cujas bases estão inscritas nas bases do prisma.
Sabe-se que:
- $\overline{A B}=20 \mathrm{~cm}$;
- a diferença entre o volume do prisma e o volume do cilindro é igual a $3000 \mathrm{~cm}^{3}$. A figura não está desenhada à escala.
Determina $\overline{C H}$.
Apresenta o resultado em centímetros, arredondado às unidades. Sempre que, em cálculos intermédios, procederes a arredondamentos, conserva, no mínimo, duas casas decimais.
Apresenta todos os cálculos que efetuares.
Imagem da solução
Resolução do Exercício:
Como $\overline{C H}$ é a medida da altura do cilindro e também do prisma, podemos determinar expressões do volume do prisma $\left(V_{P}\right)$ e do volume do cilindro $\left(V_{C}\right)$, em função de $\overline{C H}$ :
- $V_{P}=A_{\text {Base }} \times$ altura $=\overline{A B}^{2} \times \overline{C H}=20^{2} \times \overline{C H}=400 \overline{C H}$
- $V_{C}=A_{\text {Base }} \times$ altura $=\pi r^{2} \times \overline{C H}=\pi \times\left(\frac{\overline{A B}}{2}\right)^{2} \times \overline{C H}=\pi \times\left(\frac{20}{2}\right)^{2} \times \overline{C H}=100 \pi \overline{C H}$
Com a diferença dos volumes, é de $3000 \mathrm{~cm}^{3}$, vem que:
Assim, o valor de $\overline{C H}$, em centímetros, arredondado às unidades, é $\overline{C H} \approx 35 \mathrm{~cm}$
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.