Selecionar Exercício

Os contentores de recolha seletiva de lixo de uma praia vão ser substituídos. O contentor atual tem a forma de um sólido que pode ser decomposto num cilindro e numa semiesfera com o mesmo raio, como se representa na figura seguinte.
O futuro contentor terá a forma de um prisma reto de bases quadradas, como também se representa na mesma figura.
Relativamente ao contentor atual, sabe-se que:
- a altura do cilindro é $7,6 \mathrm{~dm}$;
- o raio da base do cilindro é $2,4 \mathrm{~dm}$.
O futuro contentor terá o mesmo volume e a mesma altura do contentor atual.
Determina a medida da aresta da base do futuro contentor.
Apresenta o resultado em decímetros, arredondado às décimas. Se procederes a arredondamentos nos cálculos intermédios, conserva, pelo menos, duas casas decimais.
Mostra como chegaste à tua resposta.
Imagem da solução
Resolução do Exercício:
Como os dois contentores devem ter o mesmo volume, começamos por determinar o volume do contentor atual, como a soma dos volumes da semiesfera e do cilindro:
- $V_{\text {Semiesfera }}=\frac{V_{\text {Esfera }}}{2}=\frac{\frac{4}{3} \pi \times 2,4^{3}}{2} \approx 28,95 \mathrm{dm}^{3}$
- $V_{\text {Cilindro }}=A_{\text {Base }} \times$ Altura $=\pi \times 2,4^{2} \times 7,6 \approx 137,53 \mathrm{dm}^{3}$
- $V_{\text {Contentor atual }}=V_{\text {Semiesfera }}+V_{\text {Cilindro }} \approx 28,95+137,53 \approx 166,48 \mathrm{dm}^{3}$
Como o futuro contentor deve ter a mesma altura do contentor atual $(h)$, calculamos a área do contentor atual, como a soma do raio da semi-esfera com a altura do cilindro:
Assim, como o volume do prisma reto de bases quadradas $\left(V_{P}\right)$ é dado, em função da aresta da base $(a)$, por:
Desta forma, como os volumes dos dois contentores devem ser iguais, substituindo os valores conhecidos na fórmula, determinamos o valor de $a$, em decímetros, arredondado às décimas:
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.