Selecionar Exercício

No telhado de uma casa, existe um painel solar incorporado numa peça metálica. O painel e a peça, em conjunto, têm a forma de um prisma triangular reto cujas bases são triângulos retângulos.
Na figura seguinte, está representado o prisma triangular reto $[A B C D E F]$, modelo da peça metálica. Os segmentos de reta $[E F]$ e $[A B]$ são perpendiculares aos segmentos de reta $[D F]$ e $[B C]$, respetivamente.
A figura não está desenhada à escala.
Na figura, o painel solar está representado pelo retângulo $[A C D E]$. As medidas da peça metálica são as indicadas na figura: $\overline{A B}=78 \mathrm{~cm}, \overline{B C}=58,5 \mathrm{~cm}, \overline{D E}=97,5 \mathrm{~cm}$ e $\overline{A E}=x \mathrm{~cm}(x>0)$.
Admite que o volume do prisma $[A B C D E F]$ é $445000 \mathrm{~cm}^{3}$.
Determina a área do painel solar.
Apresenta o resultado $\mathrm{em}^{2}$, arredondado às unidades. Se procederes a arredondamentos nos cálculos intermédios, conserva, pelo menos, duas casas decimais.
Apresenta todos os cálculos que efetuares.
Imagem da solução
Resolução do Exercício:
Como o volume de um prisma pode ser calculado como o produto da área da base pela altura, começamos por determinar a área da base do prisma $[A B C D E F]$, ou seja, por exemplo, a área do triângulo $[A B C]$ :
Assim, podemos determinar a altura do prisma, $x$, recorrendo à fórmula do volume:
Desta forma, a área do painel solar, ou seja, a área do retângulo $[A C D E]$, é:
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.