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A Rita quer comprar uma bicicleta de montanha para praticar desporto ao ar livre.
Na figura estão representados uma bicicleta e o triângulo $[A B C]$.
Sabe-se que:
- o triângulo $[A B C]$ é retângulo em $B$;
- $\overline{B C}=432 \mathrm{~mm}$ e $\overline{A B}=565 \mathrm{~mm}$. A figura não está desenhada à escala.
Calcula a amplitude do ângulo $B A C$.
Apresenta o resultado em graus, arredondado às unidades. Se, nos cálculos intermédios, procederes a arredondamentos, conserva, pelo menos, quatro casas decimais.
Apresenta todos os cálculos que efetuares.
Imagem da solução
Resolução do Exercício:
Como, relativamente ao ângulo $B A C$, o lado $[B C]$ é o cateto oposto e o lado $[A B]$ é o cateto adjacente, recorrendo à definição de tangente de um ângulo, temos que
Assim, recorrendo à calculadora (ou verificando que $\frac{432}{565} \approx 0,7646$ e procurando o valor mais próximo na coluna dos valores da tangente na tabela de valores das razões trigonométricas), e arredondando a amplitude do ângulo $B A C$ às unidades, temos:
Comentários
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Pedem te para descobrir o ângulo BAC e dão-te a medida do cateto oposto e do adjacente, logo, tens que utilizar a tangente. tg do ângulo=434 sobre 565, como é um ângulo tens que usar tan -1 de (432/565) que vai dar aproximadamente 37
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Porque ABC é o ângulo que queres calcular logo queres encontrar o ângulo de B pois B é a letra que está no meio, por isso é B que calculas porque só calculas a letra que está sempre no meio logo como não te pedem o ângulo B não o calculas.
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Porque ABC é o ângulo que queres calcular logo queres encontrar o ângulo de B pois B é a letra que está no meio, por isso é B que calculas porque só calculas a letra que está sempre no meio logo como não te pedem o ângulo B não o calculas.
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não, o ângulo que eles nos pedem para calcular é mesmo o BAC, deve ter sido um erro de escrita, porque o ângulo ABC alem de não ser o ângulo que nos pedem, é um ângulo de 90º que já estão calculados
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