Selecionar Exercício

A primeira figura é uma fotografia da Central Fotovoltaica do Alto Rabagão, em Montalegre. Esta central produz energia elétrica solar a partir de painéis fotovoltaicos assentes numa plataforma flutuante.
Na figura seguinte está representado um modelo geométrico de um painel fotovoltaico e do respetivo flutuador.
O modelo é constituído pelo paralelepípedo retângulo $[A B C D E F G H]$, que representa o flutuador, pelo retângulo $[G H I J]$, que representa o painel fotovoltaico, e pelos segmentos de reta $[F J]$ e $[E I]$, que representam as hastes que suportam o painel fotovoltaico. Relativamente à figura em baixo, sabe-se que:
- o triângulo $[J F G]$ é retângulo em $F$;
- $\overline{F G}=10 \mathrm{dm}$;
- $\overline{I J}=16 \mathrm{dm}$;
- $J \hat{G} F=26^{\circ}$.
O modelo não está desenhado à escala.
Determina a área do painel fotovoltaico, representado na figura de baixo pelo retângulo $[G H I J]$.
Apresenta o resultado em decímetros quadrados, arredondado às unidades. Se, nos cálculos intermédios, procederes a arredondamentos, conserva, pelo menos, três casas decimais.
Apresenta todos os cálculos que efetuares.
Imagem da solução
Resolução do Exercício:
Como o triângulo $[J F G]$ é retângulo em $F$, e, relativamente ao ângulo $J G F$, o lado $[F G]$ é o cateto adjacente e o lado $[J G]$ é a hipotenusa, usando a definição de coseno, temos:
Assim, como $\overline{I J}=16 \mathrm{dm}$, a área do painel, ou seja a área do retângulo $[G H I J]$ em decímetros quadrados, arredondado às unidades, é:
Comentários
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.