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Uma escola organizou uma palestra sobre a importância da pegada hídrica, destinada a alunos dos oitavo e nono anos de escolaridade.
Dos alunos que participaram na palestra, o número de alunos do nono ano excede em 156 o número de alunos do oitavo ano. O número de alunos do oitavo ano é um terço do número de alunos do nono ano.
Seja $x$ o número de alunos do oitavo ano que participaram na palestra e seja $y$ o número de alunos do nono ano que participaram na mesma palestra.
Qual dos seguintes sistemas de equações cuja resolução permite determinar o número de alunos do oitavo ano e o número de alunos do nono ano que participaram na palestra?
(A)
$\left\{\begin{array}{l}y=x+156 \y=\frac{1}{3} x\end{array}\right.$
(B)
$\left\{\begin{array}{l}y=x+156 \x=\frac{1}{3} y\end{array}\right.$
(C)
$\left\{\begin{array}{l}x=y+156 \y=\frac{1}{3} x\end{array}\right.$
(D)
$\left\{\begin{array}{l}x=y+156 \x=\frac{1}{3} y\end{array}\right.$
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