Um grupo de alunos adicionou, num gobelé, uma solução amarela contendo iões ferro ($3+$), $\mathrm{Fe}^{3+}$, a uma solução incolor contendo iões tiocianato, $\mathrm{SCN}^{-}$, a uma determinada temperatura $T$, obtendo uma solução de cor vermelha, devido à presença do ião complexo tiocianato de ferro(III), $[\mathrm{FeSCN}]^{2+}$.
O equilíbrio que se estabelece pode ser traduzido por
$$\begin{aligned}& \mathrm{Fe}^{3+}(\mathrm{aq})+\mathrm{SCN}^{-}(\mathrm{aq}) \rightleftharpoons[\mathrm{FeSCN}]^{2+}(\mathrm{aq}) \\&~~ \text {amarela}\quad\quad \text {incolor}\quad \quad \quad \text {vermelha}\end{aligned}$$
Para testar o efeito da temperatura no equilíbrio em estudo, arrefeceu-se a solução preparada no gobelé, tendo sido observada uma intensificação da cor vermelha.
Conclua, justificando, se a variação de entalpia associada à reação de formação do ião $\mathrm{[FeSCN ]^{2+}\mathrm{(aq)}}$ é positiva ou negativa.
Apresente um texto bem estruturado e utilize linguagem científica adequada.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
$$\mathrm{Fe}^{3+}(\mathrm{aq})+\mathrm{SCN}^{-}(\mathrm{aq})\rightleftharpoons \mathrm{[F e S C N]^{2+}(aq)}$$
Uma intensificação cor vermelha corresponde a um aumento na produção de $[\mathrm{FeSCN}]^{2+}(\mathrm{aq})$, que assinala uma evolução do sistema químico no sentido da reação direta.
Sendo que segundo o princípio de Le Châtelier, ao ser infligida uma perturbação a um sistema químico este tende a evoluir de modo a contrariar dita perturbação, e o arrefecimento provocou uma intensificação da reação direta, deverá ocorrer libertação de energia na forma de calor no sentido da reação direta, pois algo que terá contrariado o arrefecimento infligido. Tendo isto, a variação de entalpia da reação será negativa, a reação direta é exotérmica.
Fonte: Mestre Panda
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.