Selecionar Exercício
O dióxido de carbono, $\mathrm{CO}_{2}$, reage com o hidrogénio, $\mathrm{H}_{2}$, formando-se monóxido de carbono, $\mathrm{CO}$, e vapor de água. A reação em fase gasosa pode ser traduzida pela equação química
$$\mathrm{CO}_{2}(\mathrm{g})+\mathrm{H}_{2}(\mathrm{g}) \rightleftharpoons \mathrm{CO}(\mathrm{g})+\mathrm{H}_{2} \mathrm{O}(\mathrm{g})$$
Num reator com a capacidade de $10,00 \mathrm{~L}$, foi introduzida, à temperatura de $700^{\circ} \mathrm{C}$, uma mistura gasosa inicialmente constituída por $0,300 \mathrm{~mol}$ de $\mathrm{CO}(\mathrm{g})$ e por $0,300 \mathrm{~mol}$ de $\mathrm{H}_{2} \mathrm{O}(\mathrm{g})$.
Questão:
Quando o sistema químico atingiu um estado de equilíbrio à temperatura de $700{ }^{\circ} \mathrm{C}$, existia no reator uma quantidade de $\mathrm{CO}(\mathrm{g})$ igual a $42,3 \%$ da quantidade inicial deste gás.
Determine a constante de equilíbrio, $K_{\mathrm{c}}$, a $700^{\circ} \mathrm{C}$, da reação traduzida pela equação química acima apresentada, a partir das concentrações de equilíbrio de cada uma das espécies envolvidas na reação.
Apresente todas as etapas de resolução.
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.