?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil

Na tabela seguinte, estão registados os valores da constante de equilibrio, $K_{\mathrm{c}}$, da reação de formação do $\mathrm{HI}(\mathrm{g})$ considerada, a três temperaturas diferentes.

Questão:

Compare a energia absorvida na quebra das ligações com a energia libertada no estabelecimento das ligações, na reação química considerada. Fundamente a sua resposta com base na variação da constante de equilíbrio da reação com a temperatura.

Fonte: Exame - 2015, 1ª fase
|

Escreve a tua resposta aqui:



Comentários

Adriana Rafaela Sousa
Criado em 14/05/2025 21:53

Se a temperatura aumenta com a diminuição de Kc, pelo PLC sistema não vai tentar contrariar essa perturbação (diminuindo a temperatura)???

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Mestre Panda Adriana Rafaela Sousa
Criado em 15/05/2025 08:33

Sim, o aumento da temperatura faz com que o equilíbrio se desloque para o sentido inverso (porque Kc diminui). De acordo com o Princípio de Le Châtelier, o deslocamento para o sentido inverso perante um aumento de temperatura significa que a reação inversa tem de ser endotérmica (porque absorve calor e ajuda a "compensar" o aumento de temperatura). Consequentemente, se a reação inversa é endotérmica, então a reação direta (a formação do HI) é exotérmica (liberta calor).

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.