?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

O aço é formado, essencialmente, por ferro, $\mathrm{Fe}$, e carbono, $\mathrm{C}$. Para melhorar algumas das propriedades do aço, como a resistência à corrosão ou ao calor, podem adicionar-se outros elementos.

Adicionando-se cromo, Cr, obtém-se uma liga bastante resistente à corrosão atmosférica. Este aço, em contacto com o dioxigénio, $\mathrm{O}_{2}$, presente no ar, forma uma película sólida protetora, não porosa e impermeável, maioritariamente de trióxido de dicromo, $\mathrm{Cr}_{2} \mathrm{O}_{3}$.

Questão:

No estado fundamental, o átomo de oxigénio, comparativamente ao átomo de carbono, apresenta um número de energias de remoção eletrónica

Fonte: Exame - 2023, 1ª fase
|
(A) igual e um maior número de orbitais de valência totalmente preenchidas.
(B) igual e um menor número de orbitais de valência totalmente preenchidas.
(C) diferente e um maior número de orbitais de valência totalmente preenchidas.
(D) diferente e um menor número de orbitais de valência totalmente preenchidas.


Comentários

Diogo Lobo
Criado em 12/06/2025 21:23

O número de energias de remoção eletrónica não está relacionado com o número de orbitais, mas sim com o número total de eletrões no átomo. O carbono tem 6 eletrões (logo, 6 energias de remoção eletrónica) e o oxigénio tem 8 (portanto, 8 energias). Assim, os dois átomos têm um número diferente de energias de remoção eletrónica, o que invalida a opção A, que afirma serem iguais. A opção correta seria a C. Além disso a resolução afirma que o oxigénio e o carbono têm, respetivamente, 3 e 2 orbitais de valência totalmente preenchidas. No entanto, isso está incorreto: considera-se como orbitais de valência apenas as que pertencem ao nível mais externo de energia (n=2, neste caso), e não orbitais internas como a 1s.

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Vítor Trevisan Diogo Lobo
Criado em 21/06/2025 23:03

Num dado nível de energia, cada tipo de orbital (como 2s ou 2p) corresponde a um valor distinto de energia de remoção. Todos os eletrões dentro de um mesmo tipo de orbital (por exemplo, os 2p) têm, em princípio, a mesma energia de remoção, enquanto os eletrões noutros tipos (como 1s ou 2s) apresentam outras. Assim, dizer que cada eletrão tem a sua própria energia de remoção é incorreto. No caso do carbono e do oxigénio, ambos apresentam eletrões nos mesmos três tipos de orbitais (1s, 2s e 2p), por pertencerem ao mesmo período. No entanto, ao considerar apenas os eletrões de valência (nível 2), o oxigénio possui orbitais 2s e 2p mais preenchidos (2s² 2p⁴), enquanto o carbono apresenta 2s² 2p². Esta diferença de ocupação influencia o número de orbitais de valência totalmente preenchidas, e por isso, a única opção logicamente possível é a (A).

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.