Selecionar Exercício
Os álcoois, muitos dos quais existentes na natureza, constituem uma família importante de compostos orgânicos. Na Figura 6, estão representados modelos tridimensionais de dois álcoois, o etanol e o propan-2-ol.

O etanol, $\mathrm{CH}_{3} \mathrm{CH}_{2} \mathrm{OH}\left(M=46,08 \mathrm{~g} \mathrm{~mol}^{-1}\right)$, é um dos álcoois mais comuns, podendo ser usado, por exemplo, como biocombustível.
Questão:
O etanol pode ser obtido a partir da sacarose, $\mathrm{C}_{12} \mathrm{H}_{22} \mathrm{O}_{11}\left(M=342,34 \mathrm{~g} \mathrm{~mol}^{-1}\right)$, extraída da beterraba sacarina, num processo que pode ser, globalmente, traduzido por
$$\mathrm{C}_{12} \mathrm{H}_{22} \mathrm{O}_{11}(\mathrm{aq})+\mathrm{H}_{2} \mathrm{O}(\mathrm{l}) \longrightarrow 4 \mathrm{CH}_{3} \mathrm{CH}_{2} \mathrm{OH}(\mathrm{aq})+4 \mathrm{CO}_{2}(\mathrm{g})$$
Determine a massa de etanol que se poderá obter, no máximo, a partir de 3,0 toneladas de beterraba sacarina, que têm, em média, um teor de sacarose de $20 \%(\mathrm{~m} / \mathrm{m})$.
Explicite o seu raciocínio, indicando todos os cálculos efetuados.
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.