Selecionar Exercício
O ácido acético, $\mathrm{CH}_{3} \mathrm{COOH}(\mathrm{aq})$, é um ácido monoprótico fraco, cuja ionização em água pode ser traduzida por
$$\mathrm{CH}_{3} \mathrm{COOH}(\mathrm{aq})+\mathrm{H}_{2} \mathrm{O}(\mathrm{l}) \rightleftharpoons \mathrm{CH}_{3} \mathrm{COO}^{-}(\mathrm{aq})+\mathrm{H}_{3} \mathrm{O}^{+}(\mathrm{aq})$$
Considere uma solução aquosa de ácido acético de concentração $0,100 \mathrm{~mol} \mathrm{~dm}^{-3}$, à qual foi sendo adicionada uma solução aquosa de hidróxido de sódio, $\mathrm{NaOH}(\mathrm{aq})$.
A tabela seguinte apresenta os valores de $\mathrm{pH}$, a $25^{\circ} \mathrm{C}$, da solução inicial e das soluções resultantes das adições efetuadas, em função do volume total de $\mathrm{NaOH}(\mathrm{aq})$ adicionado.

Questão:
Determine a percentagem de ácido acético não ionizado na solução inicial.
Apresente todas as etapas de resolução.
Comentários
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
No passo anterior, calculamos a concentração de ácido acético não ionizado (9,868 x 10^-2 mol dm^-3) e sabes também a concentração de ácido inicial que tinhas (0,100 mol dm^-3). No último passo, o objetivo é descobrir que fração do ácido inicial permaneceu não ionizada e expressar essa fração como uma percentagem, que é o que te pede o enunciado. Portanto, se dividires a quantidade de ácido não ionizado pela quantidade de ácido inicial x 100, tens a percentagem de ácido acético não ionizado na solução inicial.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.