Considere o equilíbrio químico entre o tetróxido de dinitrogénio, $\mathrm{N}_{2} \mathrm{O}_{4}$, e o dióxido de nitrogénio, $\mathrm{NO}_{2}$.
$$\mathrm{N}_{2} \mathrm{O}_{4}(\mathrm{g}) \rightleftharpoons 2 \mathrm{NO}_{2}(\mathrm{g}) \quad \Delta \mathrm{H}=58,5 \mathrm{~kJ}$$
À temperatura de $25^{\circ} \mathrm{C}$, a constante de equilíbrio, $K_{\mathrm{c}}$, é $4,63 \times 10^{-3}$.
Noutro reator, foi introduzido $\mathrm{NO}_{2}$. A Figura 6 mostra as variações das concentrações, em mol dm ${ }^{-3}$, de $\mathrm{NO}_{2}(\mathrm{g})$ e de $\mathrm{N}_{2} \mathrm{O}_{4}(\mathrm{g})$ até o equilíbrio ser atingido, à temperatura $\mathrm{T}$.
Conclua, justificando, se a temperatura $\mathrm{T}$ é maior, menor ou igual a $25^{\circ} \mathrm{C}$.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
Calculemos a constante de equilíbrio para a temperatura $T$.
$$K_{\mathrm{c}}=\frac{\left[\mathrm{NO}_{2}\right]^{2}}{\left[\mathrm{~N}_{2} \mathrm{O}_{4}\right]} \quad K_{\mathrm{c}}=\frac{2^{2}}{1}=4$$
Portanto, a constante de equilíbrio à temperatura $T$ é maior do que a constante de equilíbrio a $25^{\circ} \mathrm{C}$.
De acordo com o princípio de Le Châtelier, o aumento da temperatura favorece a reação endotérmica. Como a reação direta é endotérmica, a reação direta é favorecida quando há um aumento da temperaura. Deste modo, o aumento da temperatura provoca o aumento da constante de equilíbrio para a reação considerada. Como a constante de equilíbrio à temperatura $T$ é maior do que a constante de equilíbrio à $25^{\circ} \mathrm{C}$, a temperatura $T$ é maior que $25^{\circ} \mathrm{C}$.
Fonte: Lucas Campos
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.