O ácido acético, $\mathrm{CH}_{3} \mathrm{COOH}(\mathrm{aq})$, é um ácido monoprótico fraco, cuja ionização em água pode ser traduzida por
$$\mathrm{CH}_{3} \mathrm{COOH}(\mathrm{aq})+\mathrm{H}_{2} \mathrm{O}(\mathrm{l}) \rightleftharpoons \mathrm{CH}_{3} \mathrm{COO}^{-}(\mathrm{aq})+\mathrm{H}_{3} \mathrm{O}^{+}(\mathrm{aq})$$
Considere uma solução aquosa de ácido acético de concentração $0,100 \mathrm{~mol} \mathrm{~dm}^{-3}$, à qual foi sendo adicionada uma solução aquosa de hidróxido de sódio, $\mathrm{NaOH}(\mathrm{aq})$.
A tabela seguinte apresenta os valores de $\mathrm{pH}$, a $25^{\circ} \mathrm{C}$, da solução inicial e das soluções resultantes das adições efetuadas, em função do volume total de $\mathrm{NaOH}(\mathrm{aq})$ adicionado.
O ácido acético é um ácido fraco e, assim, a sua ionização em água ocorrerá em pequena extensão.
Conclua, justificando com base no Princípio de Le Châtelier, se a ionização deste ácido em água é favorecida pela adição de $\mathrm{NaOH}(\mathrm{aq})$.
Fonte: IAVE
Fonte: IAVE
Ao se adicionar $\mathrm{NaOH}$ (aq) à solução de ácido acético, o $\mathrm{OH}^{-}$ionizado reage com o $\mathrm{H}_{3} \mathrm{O}^{+}(\mathrm{aq})$ da solução, diminuindo desta forma a sua concentração. De acordo com o Princípio de Le Châtelier, à perturbação que diminui a concentração de uma espécie o sistema reacional reage evoluindo no sentido em que procura repor a concentração dessa espécie, neste caso o produto da reação $\mathrm{H}_{3} \mathrm{O}^{+}(\mathrm{aq})$. Portanto, neste caso o sistema evolui no sentido direto, o qual favorece a ionização do ácido.
Fonte: Fisquisilva
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.