Selecionar Exercício
Texto 1
A ilha de Madagascar, a maior ilha africana, está situada no oceano Índico, ao largo da costa sudeste de África.
Em algumas rochas da ilha encontram-se registos da formação do paleocontinente Gondwana, que ocorreu entre o fim do Pré-Câmbrico e o início do Paleozoico. A formação deste paleocontinente esteve associada a um processo orogénico de que resultou uma grande cadeia montanhosa – o Orógeno do Leste Africano. Esta cadeia montanhosa ocupa a zona central da ilha, onde algumas rochas foram fortemente dobradas no final do Pré-Câmbrico, durante o período Ediacariano (635 a 540 milhões de anos – Ma).
A Figura 1A representa a localização da ilha, e a Figura 1B representa o respetivo mapa geológico simplificado. As rochas mais antigas são do Pré-Câmbrico. Entre essas rochas, existem granitos, gabros e rochas metamórficas.
As rochas posteriores ao Pré-Câmbrico ocupam a faixa oeste da ilha. É nesta zona que se situa o Parque Nacional Tsingy de Bemaraha, classificado como Património Mundial da UNESCO em 1990. As formações geológicas do parque são calcários com fósseis de corais, formados durante o Jurássico (201-145 Ma).
A ilha tem muitos recursos minerais. Possui ouro, petróleo e pedras preciosas, entre as quais safiras. No sul da ilha, estão em exploração depósitos de safiras que foram descobertos no final do século XX. As safiras são usadas em joalharia e em aplicações industriais e tecnológicas, nomeadamente em dispositivos eletrónicos.
Questão:
De acordo com os dados do Texto 1, os sedimentos que deram origem às rochas do Parque Nacional Tsingy de Bemaraha depositaram-se
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.