?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: fácil

Na região de Carrazeda de Ansiães, ocorrem diversos granitos, x, y e z, de idade carbónica, que intruíram formações de rochas metamórficas de baixo grau, de idade câmbrica.

Em alguns dos granitos x, y e z, e também nas rochas encaixantes, há vestígios de pequenas explorações mineiras associadas aos filões de quartzo que cortam os granitos. Os granitos x, y e z definem uma série de diferenciação magmática, em que a cristalização fracionada terá sido o mecanismo responsável pela origem dos granitos z e x a partir do magma granítico y. A Figura 3 representa as séries reacionais de Bowen, que constituem um modelo explicativo da cristalização fracionada.

O granito de duas micas y apresenta quantidades idênticas de biotite e de moscovite. O granito moscovítico-biotítico z tem mais moscovite do que biotite, enquanto o granito x só apresenta moscovite.

No que se refere às plagióclases, o granito x é composto apenas por albite, enquanto nos granitos y e z a composição varia de albite a oligóclase.

Questão:

Ordene as letras de A a E, de modo a reconstituir a sequência cronológica mais provável dos acontecimentos relacionados com a instalação dos granitos da região de Carrazeda de Ansiães.

A. Formação do granito moscovítico-biotítico z.

B. Formação do granito de duas micas y.

C. Formação do granito moscovítico x.

D. Metamorfismo regional de sedimentos durante o Câmbrico.

E. Instalação de filões de quartzo.

Fonte: Teste intermédio 11º ano - 18.05.2012
|
A
B
C
D
E


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.