Selecionar Exercício
Texto 2
A mina de sal de Hallstätt, além de oferecer um dos registos mais antigos e contínuos da mineração subterrânea de sal, tem contribuído para o conhecimento dos hábitos alimentares dos
mineiros através dos excrementos humanos encontrados (paleofezes).
As paleofezes recolhidas na mina foram datadas pelo método 14C. As idades estimadas
correspondem aos intervalos de tempo: 1301-1121 a. C. (Idade do Bronze), 650-544 a. C. (Idade do Ferro) e 1720-1783 d. C. (Idade Moderna), o que está de acordo com os períodos de utilização
da mina.
A análise microscópica e molecular das amostras de paleofezes da Idade do Bronze e da Idade do Ferro revelou que a dieta destes mineiros consistia essencialmente em cereais, sendo complementada com frutos silvestres, leguminosas, carnes bovinas e de javali.
Numa das amostras da Idade do Ferro, foi identificada uma enorme abundância de Saccharomyces cerevisiae, um fungo unicelular que apresenta reprodução sexuada e reprodução assexuada e que é usado, atualmente, no processamento de alimentos. Foram identificadas proteínas envolvidas nas vias de fermentação desta levedura e também o gene RTM1, que é usado como marcador das variedades de leveduras utilizadas na produção de cerveja, comprovando-se assim que, nesta altura, esta bebida já era consumida.
A Figura 3 representa, esquematicamente, o ciclo de vida de Saccharomyces cerevisiae.
Questão:
Nas camadas superiores da atmosfera, por ação dos raios cósmicos sobre o nitrogénio, forma-se ¹⁴C, um isótopo radioativo. Posteriormente, o ¹⁴C reage com o O₂ atmosférico e origina ¹⁴CO₂.
Explique por que razão é possível utilizar o ¹⁴C na datação de matéria orgânica de origem vegetal e de matéria orgânica de origem animal presente nas paleofezes.
Na sua resposta, faça referência às características do ¹⁴C que permitem utilizá-lo na datação.
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.