?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

A Islândia é uma ilha vulcânica que corresponde a uma região emersa da Dorsal Média Atlântica (DMA). Na ilha, existem muitos sistemas vulcânicos¹ considerados ativos, localizados no mar e em terra, estando alguns cobertos por glaciares. A ascensão de magma está associada à presença do rifte e a uma pluma térmica (hot spot).

A ilha tem intensa atividade vulcânica ─ erupções, fumarolas, nascentes termais, géiseres ─ e falhas ativas. As rochas são maioritariamente pobres em sílica, mas, em alguns vulcões, como no Krafla, afloram também, em determinados locais da caldeira, rochas com cerca de 75% de sílica, que possuem alguns fenocristais de plagióclases e de piroxenas. Nos vulcões cobertos por glaciares, ocorrem erupções hidromagmáticas, dando origem a fluxos de lama que descem pelas vertentes dos cones vulcânicos.

Os processos geológicos, o clima e a ação biológica concorreram para a geomorfologia da ilha. A rápida erosão, desencadeada pelos glaciares, pela água de escorrência, pelos rios e pelo mar, deu origem a uma linha de costa escarpada, a praias de areia negra, a fiordes² e a sedimentação intensa nas planícies costeiras.

Todos os dias ocorrem numerosos sismos. Os de maior magnitude são raros e estão relacionados com processos tectónicos.

Cerca de 99% da eletricidade é obtida a partir dos recursos geotérmicos, que são também usados para o aquecimento das habitações e das ruas das cidades de Reykjavík e de Akureyri durante os longos invernos.

A Figura 4A apresenta a localização geográfica da Islândia, da Gronelândia, da Irlanda e da Escócia. A Figura 4B representa o mapa da Islândia, as suas rochas vulcânicas (α, β e γ), os sedimentos recentes e alguns aspetos geológicos relevantes da ilha.

Notas:
¹ Sistema vulcânico – grupo de vulcões que se considera estar ligado a uma câmara magmática compartilhada.
² Fiorde – vale glaciário estreito, com vertentes íngremes, que, após o degelo, foi invadido pela água do mar.

Questão:

Para determinar a localização do epicentro de um sismo, é necessário utilizar

Fonte: Exame - 2023, 1ª fase
|
(A) o valor da magnitude.
(B) a intensidade máxima.
(C) as características litológicas do local.
(D) os dados fornecidos por sismogramas.


Comentários

Jaime Coelho
Criado em 15/05/2024 18:46

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.