?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

Na região da Panasqueira, a cerca de 30 km da cidade da Covilhã, existe um importante jazigo de volfrâmio e de estanho, que deu origem a um conjunto de minas. Nesta região, constituída essencialmente por xistos, provavelmente do Pré-câmbrico superior, ocorreram intrusões de granitos e de filões de quartzo, datados por métodos isotópicos como tendo cerca de 289 milhões de anos. Estes filões estão mineralizados com volframite – (Fe, Mn)WO₄, cassiterite – SnO₂, pirite – FeS₂, calcopirite – CuFeS₂ e arsenopirite – FeAsS.

Em 2010, algumas minas encontravam-se abandonadas, sendo as escombreiras e a drenagem das galerias subterrâneas responsáveis por alguns focos de poluição da água e dos solos da região.

A Figura 4 apresenta esquematicamente os locais de descarga de duas dessas galerias subterrâneas, um troço da ribeira do Bodelhão e os locais (1, 2, 3 e 4) onde foram colhidas amostras de água para análise.

Na Tabela 1, apresentam-se os resultados das análises das amostras de água para o pH e para alguns metais, bem como os valores limite admissíveis (VLA) do pH e os valores máximos admissíveis (VMA) desses metais, para a água usada na rega e no consumo humano.

Questão:

Quando os xistos que existem atualmente na região mineira da Panasqueira se formaram, predominavam

Fonte: Exame - 2016, Época especial
|
(A) processos associados a um estiramento da crosta continental.
(B) tensões associadas a um limite de placas convergente.
(C) processos associados ao alargamento de bacias sedimentares.
(D) tensões associadas a um limite de placas divergente.


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.