A ilha de S. Miguel, nos Açores, é constituída por diferentes regiões vulcânicas. O complexo vulcânico das Sete Cidades, situado no extremo oeste da ilha, inclui um vulcão central constituído por depósitos piroclásticos e por escoadas lávicas. Neste complexo, é possível reconhecer várias outras estruturas, como é o caso do Pico das Camarinhas, do delta lávico¹ basáltico da Ponta da Ferraria e de um domo traquítico. O domo, composto por uma rocha com um teor em sílica de aproximadamente 66% (traquito), foi coberto por escórias basálticas durante a formação do Pico das Camarinhas. As estruturas referidas estão representadas esquematicamente na Figura 1.
No seio das formações que constituem o delta lávico, surge uma nascente de água mineralizada, cloretada sódica, que emerge ao nível do mar, a uma temperatura de cerca de 62 ºC. O estudo das águas minerais do arquipélago dos Açores tem revelado que a sua composição química é muito estável, o que permitiu estabelecer um conjunto de valores de referência que podem ser usados na monitorização da atividade dos vulcões.
Nota:
¹ Delta lávico – fluxo de lava subaérea que entra em contacto com a água.
Considerando que o Pico das Camarinhas e o domo traquítico foram alimentados pela mesma câmara magmática, pode admitir-se que, durante o período de tempo que decorreu entre a formação destas duas estruturas,
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.