Na região de Carrazeda de Ansiães, ocorrem diversos granitos, x, y e z, de idade carbónica, que intruíram formações de rochas metamórficas de baixo grau, de idade câmbrica.
Em alguns dos granitos x, y e z, e também nas rochas encaixantes, há vestígios de pequenas explorações mineiras associadas aos filões de quartzo que cortam os granitos. Os granitos x, y e z definem uma série de diferenciação magmática, em que a cristalização fracionada terá sido o mecanismo responsável pela origem dos granitos z e x a partir do magma granítico y. A Figura 3 representa as séries reacionais de Bowen, que constituem um modelo explicativo da cristalização fracionada.
O granito de duas micas y apresenta quantidades idênticas de biotite e de moscovite. O granito moscovítico-biotítico z tem mais moscovite do que biotite, enquanto o granito x só apresenta moscovite.
No que se refere às plagióclases, o granito x é composto apenas por albite, enquanto nos granitos y e z a composição varia de albite a oligóclase.
Ao consolidarem à superfície, materiais de composição idêntica à dos granitos provavelmente originariam uma rocha
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.