?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

O Parque Natural da Arrábida (PNA), situado na zona sul da península de Setúbal, é constituído por uma área terrestre e por uma área marinha, que se encontram representadas esquematicamente na Figura 1A. O parque visa a proteção de valores como as grutas calcárias e o monumento natural da Pedra da Mua. Este monumento é uma jazida de icnofósseis, constituída por pegadas de dinossáurios, que se encontram em camadas não horizontais do Jurássico superior, depositadas na Bacia Lusitaniana. A formação desta bacia, na margem oeste da Península Ibérica, iniciou-se no Mesozoico e esteve associada à instalação de um rifte intracontinental, que causou a fragmentação progressiva da Pangeia e a abertura do oceano Atlântico Norte.

No Cenozoico ocorreu o levantamento da serra da Arrábida, que resultou da deformação de rochas do Mesozoico e do Cenozoico, devido à colisão entre as placas Eurasiática e Africana.

Durante o Oligocénico, na península de Setúbal, depositaram-se conglomerados, geralmente mal calibrados, a que se associaram, entre outras rochas, calcários lacustres. Durante o Miocénico, formou-se uma barreira de corais com orientação N-S, desde a zona do Seixal até à zona de Lisboa, e a serra da Arrábida constituiu uma ilha. Há cerca de 5 milhões de anos (Ma), formou-se uma vasta planície entre a zona de Lisboa e a serra da Arrábida, onde se instalou o sistema fluvial precursor do rio Tejo.

A baía do Portinho da Arrábida, representada na Figura 1B, resultou de erosão diferencial que originou duas zonas rochosas salientes, entre as quais se formou uma praia por acumulação de sedimentos fluvio-marinhos. A exposição de rochas argilosas, na base da falésia, liberta sedimentos de cor castanha, que turvam a água do mar.

A Figura 1C representa o corte geológico AA' (Figura 1A) que atravessa a serra da Arrábida.

Questão:

A serra da Arrábida formou-se na sequência de um regime tectónico

Fonte: Exame - 2020, 1ª fase
|
(A) compressivo e constituiu uma ilha durante uma fase regressiva.
(B) distensivo e constituiu uma ilha durante uma fase transgressiva.
(C) compressivo e constituiu uma ilha durante uma fase transgressiva.
(D) distensivo e constituiu uma ilha durante uma fase regressiva.


Comentários

Adriana Rafaela Sousa
Criado em 12/06/2025 11:45

NÃO ENTENDI

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Mestre Panda Adriana Rafaela Sousa
Criado em 12/06/2025 21:10

O texto indica que o levantamento da serra da Arrábida resultou da "colisão entre as placas Eurasiática e Africana". Logo, a serra da Arrábida emergiu devido a um regime tectónico compressivo, que é o tipo de força que surge quando as placas continentais colidem, como a Eurasiática e a Africana, empurrando as rochas para cima e gerando montanhas. Mais à frente, o texto afirma ainda que a serra da Arrábida "constituiu uma ilha". Para que uma serra se transforme numa ilha, o nível da água à sua volta tem de subir o suficiente para cobrir as áreas mais baixas que a ligavam ao continente. Quando o mar avança sobre a terra, submergindo áreas costeiras e fazendo com que massas de terra mais elevadas fiquem isoladas pela água, a esse fenómeno chamamos transgressão marinha.

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Adriana Rafaela Sousa
Criado em 12/06/2025 23:08

obrigada

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.