A região onde hoje se situa a cidade de Valongo, no norte de Portugal, encontrava-se coberta pelo mar no início do Paleozoico, há cerca de 542 Ma. Serão aproximadamente desta idade as rochas mais antigas que ali afloram e que
se encontram interestratificadas com escoadas de lava de idade câmbrica (de 541 a 485 Ma) e, talvez, também précâmbrica. A Figura 3 representa um corte geológico da região.
No início do Ordovícico (há aproximadamente 485 Ma), formou-se um rifte que conduziu à instalação de um mar onde viveram trilobites.
Durante o Devónico (de 419 a 359 Ma), a região onde se insere Valongo deslocou-se para norte, desde a região do polo sul, onde então se encontrava, até próximo do equador, colidindo com um outro continente e provocando um recuo do mar e o dobramento das rochas. Daqui resultou a deformação assinalada na Figura 3 com a letra A.
Este último contexto paleogeográfico, que levou à formação de bacias sedimentares continentais lacustres, ocorreu no Carbonífero (de 359 a 299 Ma). Atualmente, destacam-se na paisagem as cristas quartzíticas do Ordovícico, que
constituem as serras de Santa Justa e de Pias, entre as quais corre o rio Ferreira.
Ordene as expressões identificadas pelas letras de A a E, de modo a sequenciar os acontecimentos relativos à evolução geotectónica da região de Valongo.
A. Compressão das rochas no Devónico.
B. Formação de um rifte no Ordovícico.
C. Instalação de bacias sedimentares continentais.
D. Instalação do vale do rio Ferreira.
E. Formação de leitos de carvão.
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.