?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

Ao longo do arco vulcânico do mar Egeu, cujo contexto tectónico se representa de forma simplificada na Figura 1, verifica-se um alinhamento de sismos com focos entre 150 km e 170 km de profundidade.

O sector mais ativo do arco vulcânico é o complexo de Santorini, numa zona onde a espessura da crusta continental terá cerca de 25 km.

A atividade vulcânica tem consistido na extrusão de lava e em eventos explosivos menores, verificando-se, raramente, grandes erupções explosivas, como a Minoica (cerca de 1600 a.C.), que parece ter resultado de um processo complexo de ascensão e mistura de magmas.

Aquela erupção levou ao colapso parcial de uma ilha, formando-se o pequeno arquipélago de Santorini, cujas ilhas ficaram cobertas de cinzas e de pedra-pomes.

As análises químicas e de microscópio petrográfico de amostras da pedra-pomes de Santorini revelaram um teor em sílica superior a 70% e a presença de cristais de plagióclases cujo núcleo central contém um teor de 58% a 88% de anortite (plagióclase cálcica).

Questão:

Os sismos que ocorrem na zona entre as placas africana e euro-asiática apresentam, tendencialmente, hipocentros mais profundos de _______ e estão relacionados com o processo que levará a um progressivo _______ da área do mar Mediterrâneo.

Fonte: Exame - 2015, 1ª fase
|
(A) norte para sul ... decréscimo
(B) norte para sul ... acréscimo
(C) sul para norte ... decréscimo
(D) sul para norte ... acréscimo


Comentários

Neste momento, não há comentários para este exercício.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.