?
?
Cria conta para teres acesso a vídeos, estatísticas do teu progresso, exercícios originais e mais!
Dificuldade: média

A região de Chaves, cujo contexto geológico se apresenta na Figura 3, é atravessada por um sistema de falhas formado no final do Paleozoico — zona de falha Penacova-Régua-Verín. Nos últimos 2 milhões de anos (Ma), a reativação daquelas falhas deu origem à Bacia de Chaves, que foi sendo preenchida por sedimentos.

Ao longo desta zona de falha, ocorrem nascentes de águas mineralizadas gasocarbónicas com composição bicarbonatada sódica. As águas da região são hipotermais, à exceção da água da região de Chaves, que, num dos furos, atinge 76°C.

O grau de mineralização de uma água resulta da interação água-rocha. Normalmente, temperaturas mais elevadas dão origem a águas mais mineralizadas. No entanto, no caso das águas gasocarbónicas, é o teor em CO₂, cuja solubilidade aumenta com a diminuição da temperatura, que mais influencia a mineralização da água. O Gráfico 1 apresenta a relação entre quatro catiões e o CO₂ presente na água de uma das nascentes de Chaves e de uma das nascentes de Vidago.

Questão:

A datação dos granitos da região, feita com recurso ao mesmo isótopo radioativo, revelou que

Fonte: Exame - 2017, Época especial
|
(A) a razão isótopo-pai/isótopo-filho é maior nos granitos mais antigos.
(B) o período de semivida do isótopo-pai é menor nos granitos mais recentes.
(C) a razão isótopo-pai/isótopo-filho é menor nos granitos mais antigos.
(D) o período de semivida do isótopo-pai é maior nos granitos mais recentes.


Comentários

Eduarda Ornelas
Criado em 20/05/2024 09:55

Não percebi

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Sandra Silva Eduarda Ornelas
Criado em 13/06/2024 09:32

O período de semivida do isótopo-pai é sempre o mesmo independentemente se a rocha for mais antiga ou mais recente. O que acontece é que as rochas mais recentes podem se dizer que passaram uma x quantidade de semividas. Por exemplo, uma rocha em que o seu tempo de semivida são 700 anos, esse tempo não será alterado, uma semivida dessa rocha levará sempre 700 anos, o que podemos afirmar é que a rocha mais antiga já passou por 3 semividas por exemplo, fazemos 3x700 e obtemos a idade rocha (por isso podemos excluir a opção B e D, porque o período de semivida é sempre o mesmo). Em relação às opções A e C, as rochas mais antigas tiveram mais tempo para transformar os isótopos-pai em isótopos-filho, logo o número de isótopo-filho será superior ao de isótopo-pai, por isso na razão isótopo-pai/isótopo-filho, o número será menor quanto mais tempo passar. Por exemplo, uma rocha recente tem 10 isótopo-pai e 10 isótopo-filho, a razão será 1; agora a mesma rocha mas passado algum tempo vai ter 5 isótopo-pai e 15 isótopo-filho, a razão será menor de 0,(3). Assim, a opção C é a correta.

Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.

Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.