A Islândia é uma ilha vulcânica que corresponde a uma região emersa da Dorsal Média Atlântica (DMA). Na ilha, existem muitos sistemas vulcânicos¹ considerados ativos, localizados no mar e em terra, estando alguns cobertos por glaciares. A ascensão de magma está associada à presença do rifte e a uma pluma térmica (hot spot).
A ilha tem intensa atividade vulcânica ─ erupções, fumarolas, nascentes termais, géiseres ─ e falhas ativas. As rochas são maioritariamente pobres em sílica, mas, em alguns vulcões, como no Krafla, afloram também, em determinados locais da caldeira, rochas com cerca de 75% de sílica, que possuem alguns fenocristais de plagióclases e de piroxenas. Nos vulcões cobertos por glaciares, ocorrem erupções hidromagmáticas, dando origem a fluxos de lama que descem pelas vertentes dos cones vulcânicos.
Os processos geológicos, o clima e a ação biológica concorreram para a geomorfologia da ilha. A rápida erosão, desencadeada pelos glaciares, pela água de escorrência, pelos rios e pelo mar, deu origem a uma linha de costa escarpada, a praias de areia negra, a fiordes² e a sedimentação intensa nas planícies costeiras.
Todos os dias ocorrem numerosos sismos. Os de maior magnitude são raros e estão relacionados com processos tectónicos.
Cerca de 99% da eletricidade é obtida a partir dos recursos geotérmicos, que são também usados para o aquecimento das habitações e das ruas das cidades de Reykjavík e de Akureyri durante os longos invernos.
A Figura 4A apresenta a localização geográfica da Islândia, da Gronelândia, da Irlanda e da Escócia. A Figura 4B representa o mapa da Islândia, as suas rochas vulcânicas (α, β e γ), os sedimentos recentes e alguns aspetos geológicos relevantes da ilha.
Notas:
¹ Sistema vulcânico – grupo de vulcões que se considera estar ligado a uma câmara magmática compartilhada.
² Fiorde – vale glaciário estreito, com vertentes íngremes, que, após o degelo, foi invadido pela água do mar.
Identifique, de entre as afirmações relacionadas com a geologia da Islândia, as três afirmações corretas.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Olá! O grau geotérmico está relacionado com o nº de metros que é necessário percorrer em profundidade para a temperatura aumentar 1ºC. No noroeste da ilha, como não há nenhum tipo de estrutura associada a vulcanismo, é necessário percorrer muitos metros para aumentar em 1ºC a temperatura. contudo, na península, como está situada num rifte ativo e o rifte tem magma, a temperatura será mais elevada e não precisamos de percorrer tantos metros para aumentar a temperatura. Assim, o grau no noroeste é mais alto do que na península, logo é superior,
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Nunca consigo perceber o Norte, Sul, Este e Oeste quando aparece em graus como na imagem.. Alguém me explica?
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.