A província magmática do Atlântico Central (Central Atlantic Magmatic Province ‒ CAMP) é uma das maiores províncias magmáticas do Fanerozoico ‒ 541 milhões de anos (Ma) até à atualidade. A formação desta província magmática parece estar relacionada com uma das cinco maiores extinções em massa, ocorrida há cerca de 201 Ma, durante o Mesozoico, na passagem Triásico-Jurássico (Tr-J).
A Figura 6A representa o mapa com a distribuição e a paleo-posição do vulcanismo da CAMP no mundo. A Figura 6B representa um mapa geológico simplificado, que localiza as rochas da CAMP, em Portugal, e a Figura 6C localiza o filão da Messejana no contexto da Península Ibérica.
As rochas da CAMP, essencialmente escoadas basálticas e filões formados em meio continental, têm sido muito estudadas nos Estados Unidos e em Marrocos. Em Portugal, o vulcanismo da CAMP está representado, principalmente, pelo filão de dolerito¹ da Messejana e pelas escoadas de lava que afloram no Sul de Portugal, na bacia do Algarve. Aqui não existem evidências da existência de paleossolos nem de camadas de rocha intercaladas com as rochas da CAMP. Em trabalho de campo, foram recolhidas nesta bacia aproximadamente 300 amostras, que, apesar da forte oxidação que as afeta, mostram uma magnetização associada a cristais de magnetite (Fe₃O₄) e, acessoriamente, de hematite (Fe₂O₃). As amostras têm polaridade magnética normal (semelhante à atual), tal como as rochas da CAMP de Marrocos, e os dados magnetoestratigráficos sugerem taxas de erupção relativamente elevadas. Datações recentes destas rochas através de ⁴⁰Ar/³⁹Ar apontam para uma idade com um valor médio de 198,1 ± 0,4 Ma.
Nota:
¹ Dolerito – rocha filoniana de composição basáltica.
O período de semivida do ⁴⁰Ar é 1248 milhões de anos. Considerando os teores de ⁴⁰Ar e de ³⁹Ar, as rochas da CAMP têm
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
A razão de ⁴⁰Ar /³⁹Ar mostra-te a porção de isótopo-pai em relação ao isótopo-filho na rocha. O texto diz que o período de semivida do ⁴⁰Ar é 1248 milhões de anos. Logo, passados 1248 Ma (uma semivida), 50% do ⁴⁰Ar desintegrou-se em ³⁹Ar, pelo que o rácio de ⁴⁰Ar /³⁹Ar será igual a 1. (podes pensar que tens 50% ⁴⁰Ar/50% ⁴⁰Ar). Como no texto diz que a idade das rochas é de 198,1 ± 0,4 Ma, sabes que ainda não passou uma semivida (198 < 1248 Ma). Assim, ainda não houve tempo para 50% do ⁴⁰Ar se desintegrar em ³⁹Ar, pelo que vais continuar a ter mais ⁴⁰Ar do que ³⁹Ar na rocha. Como o numerador da fração é maior que o denominador, a razão vai ser > 1 e por isso é a resposta B.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para responder ao comentário, por favor inicia sessão ou cria uma conta.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.