Selecionar Exercício
A maior erupção vulcânica do século XX, em termos de volume de materiais expelidos, ocorreu, de 6 a 8 de junho de 1912, no vulcão Novarupta, situado numa região remota e pouco povoada do Alaska (Estados Unidos da América). Admite-se que a câmara magmática que alimentou a erupção do Novarupta estaria localizada 10 km a leste deste centro eruptivo, sob o vulcão Katmai. A Figura 3 representa o contexto tectónico da região e um pormenor da zona Novarupta-Katmai.
Durante a erupção, que durou 60 horas, formaram-se 13,5 km³ de pedra-pomes, cinzas e rochas cujo teor em sílica varia entre 51% e 78% ‒ andesito, dacito¹ e riólito. No final da erupção, formou-se um domo riolítico no Novarupta e, no chamado Valley of Ten Thousand Smokes (VTTS), surgiram numerosas fumarolas.
Cerca de 11 horas depois do início da erupção do Novarupta e após a emissão de 8,5 km³ de magma, formou-se no vulcão Katmai uma caldeira, cuja subsidência intermitente foi acompanhada por mais de 50 sismos, dos quais dez tiveram magnitudes de 6,0 a 7,0. Após o término da erupção, a caldeira deu origem a um lago.
Nota:
¹ Dacito – equivalente lávico do granodiorito (rocha com composição intermédia entre o diorito e o granito – 63% a 69% de SiO₂).

Questão:
Faça corresponder cada uma das manifestações de vulcanismo, expressas na Coluna I, à respetiva designação, que consta na Coluna II.
COLUNA I
(a) Estrutura típica que resulta da consolidação de lavas básicas em meio subaéreo.
(b) Mistura de material piroclástico e de gases, com elevada temperatura e grande mobilidade.
(c) Relevo resultante da acumulação de materiais vulcânicos expelidos através de uma conduta secundária.
COLUNA II
(1) Agulha
(2) Cone adventício
(3) Domo
(4) Escoada
(5) Nuvem ardente
Associa as colunas de forma correta:
Comentários
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.