As Selvagens são um pequeno grupo de ilhas vulcânicas pertencentes ao arquipélago da Madeira. Estas ilhas são constituídas por dois vulcões edificados na litosfera oceânica. A sua origem ainda é objeto de discussão, mas a hipótese mais aceite é a da existência de um hotspot associado ao movimento lento da placa Africana sobre uma ou mais plumas térmicas.
A Selvagem Grande, a maior das ilhas, é encimada por uma zona planáltica na qual se destaca o Pico da Atalaia, 163m acima do atual nível médio das águas do mar. A sua coluna vulcano‑estratigráfica simplificada está representada na Figura 1. O Complexo Vulcânico Inferior, formado em ambiente marinho, é constituído por rochas com cristais de maior dimensão incluídos numa matriz microcristalina, que alternam com brechas e com tufos vulcânicos. As rochas deste complexo são subsaturadas em sílica e foram datadas com base em ⁴⁰Ar/³⁹Ar. Sobre esta sequência litológica assenta um complexo sedimentar que inclui rochas carbonatadas com fósseis marinhos datados do Miocénico e rochas detríticas resultantes da erosão das rochas vulcânicas. Segue-se o Complexo Vulcânico Superior, constituído por tufos vulcânicos e lapilli, que alternam com escoadas lávicas essencialmente basálticas.
Ordene as expressões identificadas pelas letras de A a E, de modo a reconstituir parte da história geológica da Selvagem Grande.
A. Formação de rochas sedimentares detríticas de grão grosseiro.
B. Erupções vulcânicas subaéreas.
C. Instalação de filões em estratos com fósseis miocénicos.
D. Erupções vulcânicas subaquáticas.
E. Deposição de sedimentos carbonatados.
Neste momento, não há comentários para este exercício.
Para comentar, por favor inicia sessão ou cria uma conta.